A Chamada 09

A pandemia de Covid-19


ㅤㅤNos primeiros meses de 2020, o mundo se retraía por conta de um novo vírus. Enquanto a maioria das pessoas era orientada a ficar em casa, em uma quarentena coletiva para evitar a disseminação do vírus Sars-CoV-2, alguns profissionais não puderam parar: precisaram se colocar na linha de frente desse combate, que duraria ainda mais de dois anos.
ㅤㅤNo Paraná, uma das primeiras ações colocadas em prática foi a Chamada Pública 09/2020. Lançado em março de 2020, o “Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus” contemplou projetos das sete Universidades Estaduais e da Universidade Federal do Paraná e foi organizado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

ㅤㅤFoi uma ação coletiva, um esforço de guerra. Durante o Programa, que teve algumas ações prorrogadas até outubro de 2021, 1.167 bolsistas atuaram em 22 polos: Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Paranaguá, Curitiba e Região Metropolitana, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Irati, Campo Mourão, Paranavaí, Cornélio Procópio, Apucarana, União da Vitória, Pato Branco, Toledo, Telêmaco Borba, Umuarama, Cianorte e Ivaiporã.

ㅤㅤUm dos projetos contemplados na Chamada 09 foi o registro jornalístico das ações realizadas pelas Universidades no combate à pandemia. Realizado por uma equipe da Coordenadoria de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CCOM-UEPG), o webdocumentário “Chamada Zero Nove” previa, inicialmente, um filme de cerca de 50 minutos sobre as ações dos bolsistas nas quatro frentes de trabalho propostas pelo edital.

ㅤㅤNo entanto, a dinâmica da pandemia gerou diversas demandas posteriores - afinal, este webdocumentário foi construído durante os desdobramentos da pandemia e das constantes mudanças na reação ao vírus. Com a riqueza do material coletado em mais de 900 horas de gravação e 356 entrevistas com as lideranças, professores, comunidade, bolsistas, profissionais de saúde e pacientes recuperados, se tornou necessário desdobrar o conteúdo em 17 capítulos, compostos por vídeo, reportagens em texto e galerias de imagens. Cada capítulo tem uma narrativa individual e pode ser acessado de forma independente.

ㅤㅤAlém das frentes de trabalho do edital nas divisas rodoviárias, testagem no Laboratório Central do Estado, Unidades Básicas de Saúde e Regionais de Saúde, centrais de informações sobre a Covid-19 e telemedicina e tantos outros espaços ocupados pelos bolsistas da Chamada 09, o webdocumentário registra, ainda, o contexto da pandemia e do surgimento do novo coronavírus, os esforços no combate à pandemia nos Hospitais Universitários, as ações extensionistas de apoio às comunidades afetadas economicamente, desenvolvimento de novas tecnologias (robôs, respiradores, aplicativos), pesquisas sobre o vírus e sobre a doença, confecção de equipamentos de proteção individual (máscaras, protetores faciais, álcool em gel), os impactos da pandemia no cotidiano de idosos e de crianças, o isolamento social e seus impactos, as medidas de retomada econômica pós-pandemia, as mudanças na rotina de unidades penais, os impactos na saúde mental, o ensino remoto nas Universidades, a vacinação contra Covid-19 e os principais legados da pandemia.

ㅤㅤSão cerca de quatro horas de vídeo, mais de 200 páginas de reportagens em texto e cerca de 700 fotografias, disponibilizadas em uma plataforma dinâmica e colaborativa. “Chamada Zero Nove” traz relatos, rostos e paisagens captadas em rodovias, asilos, hospitais, laboratórios de pesquisa, bairros da periferia, presídios, unidades básicas de saúde, calçadões, aldeia indígena, Ceasa, enfim, lugares a que as Universidades chegaram durante a pandemia.

ㅤㅤNa seção “Extras”, estão disponíveis entrevistas na íntegra, com alguns cortes eventuais, das autoridades da Seti, Sesa, Fundação Araucária e reitores; bastidores do documentário; e conteúdos enviados pelas pessoas que participaram da Chamada 09, das ações das Universidades Estaduais, foram atendidas nos Hospitais Universitários; ou, ainda, que foram afetadas por todas essas atividades. A partir da plataforma, será possível colaborar com conteúdo extra, como vídeos, fotos e relatos de experiências.